Minha consulta na Secretaria de Estrangeiros...

...estava marcada para as 8h da manhã - se eu soubesse o que estava por vir, teria ficado na cama.

Preciso estender a validade do meu visto porque minha bolsa é de 4 meses, e no consulado do Brasil eles só podem dar 3 meses de permanência - o que é tecnicamente desnecessário, já que brasileiros podem permanecer na Europa durante 3 meses sem visto, mas que diplomaticamente facilita as coisas por aqui.

Peguei o metrô às 7h30 e quando cheguei na estação de Bonn estava chovendo. Marquises são tão raras aqui quanto leite quente, e não existe possibilidade de se comprar um guarda-chuva antes das 10h.

Me perdi duas vezes - na chuva - antes de encontrar a Ausländeramt (Secretaria de Estrangeiros), simplesmente porque ela não fica no endereço indicado no mapa. Cheguei dois minutos atrasada e fui recebida por uma funcionária com carisma para trabalhar em Ausschwitz.

Olhou a documentação e me pediu a foto. Entreguei minha 3x4. Não valia, tinha que ser uma foto biométrica...

- Me desculpe, eu não sabia...
- Sabia sim, a pessoa que marcou a consulta para você informou.
- Er... na verdade quem marcou pra mim foi o funcionário do Instituto Goethe, por e-mail...
- Essa informação é sempre fornecida. Teremos que marcar uma nova consulta.

Ficou pra terça que vem, às 10h. Preciso também levar uma autorização de trabalho da Deutsche-Welle - que eu não tenho ainda, preciso pedir pra Ute.

Respirei fundo e pensei na 'Lei dos 10%'. Segundo esta lei, 10% das coisas ruins que acontecem na sua vida são inevitáveis, mas 90% são provocadas pelas atitudes que você toma por causa dos 10%. Sorri, agradeci e saí.

Não há de ser nada. Hoje à tarde vamos visitar uma grande emissora de TV aqui do estado, a DWR. E à tardinha vou dirigir um Mercedes em uma Autobahn até Leipzig, a 500 km de Bonn. Segunda-feira posto as fotos e conto como foi!

p.s.: Quando faltavam 300 metros para chegar no instituto, comprei um guarda-chuva vermelho.

2 comentários:

  1. Estas coisas acontecem minha filha, quando voltares para casa daremos boas risadas destes contratempos,um beijãooooooooo da vó que ta torcendo por ti, a e não esquece de quando voltares para casa trazer o guarda chuvas vermelho,ahahahahah.

    ResponderExcluir
  2. "Eca"....guarda-chuva vermelho!!!
    Não tinha azul....kkkk
    Tá bem minha guerreira, vai que ele seja útil!!!
    Beijos e boa, excelente, maravilhosa viagem.
    Queremos fotos! queremos fotos! queremos fotos!!!

    ResponderExcluir