O 'não' alemão

No meu segundo dia de aula aqui, mês passado, meu professor perguntou o que a gente achava do 'não' alemão. Na hora não entendi a pergunta, mas poucos dias depois já tinha me especializado no assunto.

É muito simples. Na maioria dos países, quando alguém diz "não", é sempre um "não, mas..." e daí vem alguma alternativa para resolver a situação. Os alemães dizem "não".

- Não trouxe o meu passaporte, serve uma cópia?
- Infelizmente não.

- Minha máquina de lavar estragou uma semana depois de vencer a garantia, será que vocês ainda podem consertá-la?
- Não, sinto muito.

- Posso trocar as batatas fritas por cozidas?
- Hã... não.

Mas a inflexibilidade alemã - assim como a pontualidade - tem suas excessões.

Nas férias, quando fomos para a ilha de Fröh, por exemplo, tentamos pegar o ferry e a mulher no caixa disse que não tinha mais lugar. Ou íamos sem o carro, ou teríamos que esperar até às oito da noite (eram dez da manhã). Não discutimos - não adianta - e entramos na área de embarque só pra fazer o retorno. Um guarda fez sinal para a gente entrar na fila pro navio, aí demos uma de João-sem-braço e perguntamos se ainda tinha vaga, porque a mulher falou que estava lotado e tal. Ele checou a tabela e disse: "Ah, mas tem vaga, sim, podem passar."

Semana passada aconteceu outra vez. Fui renovar minha carteirinha do trem e não vi que a carteira do Instituto Goethe estava vencida desde 27 de julho, eles não tinham me dado uma nova. O atendente da SWB disse que não seria possível renovar. Olhei pra ele com cara de cachorro que caiu da mudança e disse "poxa, não tem como, mesmo? eles esqueceram de me dar uma nova, mas fico lá um mês ainda..." Aí ele: "... Um mês? ... ... Tá bom", e carimbou. Bem à brasileira...

2 comentários:

  1. hahaha... é o "jeitinho brasileiro" dominando o mundo!!

    ResponderExcluir
  2. Ehehehehehe....É isso aí!!!!
    "tá dominado,tá tudo dominado" kkkk
    Eu imagino a "cara de cachorro que caiu da mudança"!!!! Tipo "perdi meus cokies"???
    Então foi d+ !!! kkk
    Beijos filha!!!
    Ensina a eles o significado da palavra: "flexibilidade" !!!! ehehehe...

    ResponderExcluir