TestDaF: conversa de gente grande

Me inscrevi pro exame de proficiência em alemão, o TestDaF (Test Deutsch als Fremdsprache...). A prova vai ser dia 16 de setembro.

Assim como o DSH, o TestDaF é o certificado oficial de proficiência para quem quer fazer cursos de graduação ou pós-graduação na Alemanha. Minhas pretensões são para um mestrado.

A Heinz-Kühn-Stiftung se ofereceu para pagar a inscrição pra mim (150 euros). A Ute só pediu que eu, por favor, passe na prova, caso contrário ela tem que dar explicações ao curatório. Eu disse que, se não passar, devolvo o dinheiro. O pior é que o resultado só sai depois de seis semanas...

São quatro partes: ler, ouvir, escrever e falar. Preciso do nível mínimo. Ouvi dizer que é casca grossa.

Respira, respira...

3 comentários:

  1. Isso, respira (bem importante), relaxa e harmoniza... Siga o fluxo, o trabalho esta sendo feito!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Isso, respira (bem importante), relaxa e harmoniza... Siga o fluxo, o trabalho esta sendo feito! (2)- idem ao Carlos!!!

    E... o pior foi sair daqui sem ter noção de como era! Estás aí na Alemanha! Estás estudando, falando, vivendo, pensando em alemão!!! Tu tira de letra!!! Bom...por via das dúvidas vou ter um "papinho extra" com São Miguel, ok!!! Que aliás estará sempre a tua frente, a tuas costas, a tua direita, a tua esquerda, acima e abaixo de ti!!! Já deu certo! Ti amuuuu...bjs

    ResponderExcluir
  3. Todos nós estamos aqui torcendo por mais esta vitória tenho certeza que vais conseguir, tem sido sempre assim até agora e não vai ser diferente daqui para frente, pensa positivo e vencerá.Beijãoooo da vó coruja.

    ResponderExcluir