3 de outubro: dia da Reunificação alemã

Hoje a Alemanha comemora os 19 anos da reunificação do país.

Pra quem não lembra:

Depois de perder a guerra, em 1945, a Alemanha foi repartida entre os vencedores, que eram os Aliados (EUA, URSS, Inglaterra e França).

O bloco oriental, oficialmente República Democrática da Alemanha (DDR) seguia o regime socialista liderado pela União Soviética, e o ocidental, oficialmente República Federal da Alemanha (BDR), era conduzido sob o regime capitalista.

Em 1961 foi erguido o muro de Berlim, dividindo o país em dois. O episódio marcou o início da Guerra Fria.

Em novembro de 1989 caiu o muro (nossa, eu me lembro disso. Era criança e vi na TV). Depois de alguns meses de tratativas políticas, em 3 de outubro de 1990 a DDR foi dissolvida, e a Alemanha voltou a ser oficialmente uma só, a BRD - Bundesrepublik Deutschland, República Federal da Alemanha.

Para saber mais sobre a reunificação: http://www.dw-world.de/dw/0,,12345,00.html

Parabéns pra eles. Dir alles gut, Deutschland!

P.S.: E um parabéns especial para a minha avó, Luci, que faz aniversário no dia 3 de outubro há mais tempo (não muito, né, vó... eheh).

2 comentários:

  1. Obrigada a minha neta querida por esta msg eparabens a Alemanha pela comemoração de sua libertação. A liberdade ainda é acoisa mais preciosa para o ser humano.beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Francis!
    É interessante lembrar que a queda do muro de Berlim é um marco na história não somente pela unificação da duas alemanhas, como também pelo começo da chamada "era da globalização".
    Como a separação ocasionava muitas situações desagradáveis (inclusive famílias viviam parte em um lado e parte em outro); fica aqui o desejo sincero que todas as diferenças tenham ficado no passado e que atualmente estejam todos voltados (e focados)em construir uma Alemanha mais próspera. Parabéns para eles!!
    ...E parabéns também a tia Luci pela data tão especial e tão sua, que na realidade é um novo renascer; onde temos a oportunidade de escrever e construir uma nova página no livro de nossas vidas.
    Beijão para vocês.
    do primo e sobrinho, Carlos Renato Camargo Alves

    ResponderExcluir