Olha, mãe, sem o dicionário!

Hoje por curiosidade abri a newsletter DaF, da Deutsche Welle . São pequenos textos com quatro parágrafos e glossário, feitos especialmente para quem está aprendendo alemão.

A última vez que tinha lido uma delas foi antes de vir pra Alemanha. Elas eram a minha rotina quando comecei a estudar. Eu sublinhava o que não entendia, procurava no dicionário e daí fazia a leitura final.

Fiquei feliz de ver que não preciso mais dos passos 1 e 2.

3 comentários:

  1. Maaassss, AAAAHHHH!!! Guria!
    Maravilha, Francis!! É muito gratificante poder mensurar os progressos que foram feitos, ainda mais em um idioma que usa e abusa das consoantes. Glückwünsche!(é assim mesmo?)
    Como estão as comemorações de oktoberfest 2009 por aí?? Muito "chopp e dança"??
    Domingo passado fui numa festa no munícipio de Estrela, aqui no RS. Foi o encontro da família Barth (minha esposa e descendente de alemães); loucura geral, 450 pessoas e muita coversa em %?#&^?@?<:++%$#. Teve um primo da Aline que esteve na Alemanha em maio gravando um vídeo e também visitou várias "colônias" alemãs pelo mundo para editar um documentário; ficou muito show (tudo em função de pesquisa da árvore genealógica da família). Comentei que tinha uma prima que estava na Alemanha e recebi muitas palavras de apoio; no sentido de:
    - se precisares de alguma coisa, nos fala que temos contato por lá. Agradeci e repasso o recado para ti..
    Como está de fato a unificação da Alemanha? Muita disparidade social?
    Francis, aproveito para perguntar como está o mercado de construção por aí? Quais as tecnologias que estão em uso e o que está sendo novidade? O meu interesse se deve ao fato de estar trabalhando na construção civil(abri empresa de construção e reforma aqui em Porto alegre)e gosto de correr em busca de novidades. Um grande beijo. $aúde,$uce$$o e Pro$peridade.

    ResponderExcluir
  2. Eheheheheh!!!!
    Essa guria só me dá alegrias!!!
    Lembro sim filha das fichinhas, das repetições das palavras todos os dias o dia todo!!!
    Maravilha ter vencido esta fase, e com louvor!!!
    Ti amuuuuuuu....saudades filha!
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. A Francis é assim , com garra de uma guerreira busca o que quer e consegue, sempre.Continua assim , pois, mereces receber os louros desta difícil batalha saindo vencedora!!!!Beijão da Avó Coruja.kkk

    ResponderExcluir