Escorregou na sua calçada, a culpa é sua.

Saiu na página da DW em Português semana passada. Achei genial. Destaque para os trechos:

Ao amanhecer, depois de uma nevasca noturna, os alemães vão para as ruas com suas pás coloridas e começam a retirar a camada branca e congelada que cobre as calçadas e as trilhas. A ação é para impedir que alguém escorregue.

(...) se alguém escorregar numa calçada, quem paga a conta é o dono do imóvel. E não é pouco: principalmente se ficar provado que houve desacato às normas que regulamentam a retirada da neve e do gelo.

Caso alguém escorregue no gelo, nem sempre o dono do imóvel precisa indenizar a vítima. Se o tombo for às três da manhã, por exemplo, o custo fica exclusivamente a cargo do convênio médico. (...) em geral a obrigação de manter a calçada livre da neve vai das sete da manhã às oito da noite.

E quando o proprietário está de férias, ou tenha ele mesmo escorregado numa calçada e esteja de cama? As leis alemãs chegam a este nível de detalhe: nesse caso, o dono do imóvel tem que incumbir outra pessoa de cuidar da calçada em seu lugar.

Risos...

Leia a matéria completa.

2 comentários:

  1. Fiquei pensando nos pobres proprietários, afinal não seria mais fácil as pessoas usarem um calçado apropriado para a neve, nestes dias? rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. hehe... mesmo assim, o gelo é muuuuito liso!

    ResponderExcluir