A criminosa

Eu devo estar absorvendo a mentalidade alemã. Hoje estava me sentindo toda culpada (e apavorada) por pegar o trem sem pagar.

Aqui na Alemanha os trens não têm catraca. Você compra o bilhete em uma máquina, valida em outra e embarca. Durante a viagem, um cobrador pode aparecer - ou não - e pedir pra ver seu bilhete. Normalmente eles não vêm, no mês passado eu só tive que mostrar o meu três vezes. Maaaas, se ele vem e você não tem a passagem, a multa é de 40 euros.

Pois bem, a Francis tem um tíquete mensal que lhe dá direito a pegar qualquer trem, metrô, bonde ou ônibus entre Bonn e Brühl. Segunda-feira, dia 1º de março, o tíquete de fevereiro não valia mais, naturalmente, mas eu só podia renová-lo em Bonn.

Como para ir até lá o bilhete individual custa absurdos 4,40 euros e eu não tinha dinheiro na carteira, decidi entrar sem pagar. Na verdade não tem nada de mais, eu já esqueci de comprar passagem e só me dei conta quando cheguei, mas enfim, dessa vez era intencional e eu estava me sentindo uma criminosa.

Chego no trem e tem um adesivo na porta - que não estava lá ontem - com os dizeres: "só embarque se tiver um bilhete válido".

Bateu aquele peso na consciência e eu já estava inventando mil desculpas para dar ao cobrador: "Mas que dia é hoje?", "Este ano não é bissexto?", "Eu vou comprar meu tíquete mensal quando chegar em Bonn e ele terá pago por esta viagem também, o senhor pode ir comigo se quiser". A úlcera velha gritando e o coração aos saltos cada vez que entrava alguém de preto no vagão.

Doze minutos de suplício depois, desembarquei em Bonn.

3 comentários:

  1. Estive EXATAMENTE na mesma situacao que vc e tive a infelicidade de ter o cobrador justamente na viagem onde eu estava indo renovar meu bilhete. Só tive que pagar 5 francos de multa pois depois mostrei o bilhete novo, affff!!! Nunca mais eu faço isso!

    ResponderExcluir
  2. Nunca pensei que tivesse uma amiga delinquente!!! Onde este mundo vai parar?!?!?!

    ResponderExcluir
  3. Liana: Nossa, menina, que azar! E eu que tinha ouvido falar que na Suíça eles NUNCA checam os bilhetes... ainda bem que ficou só por 5 francos, né. --> btw: seu blog é muito bacana! =)

    Anita: Pois é, né, a pessoa estuda tantos anos pra depois virar trombadinha na Alemanha... hehe.

    ResponderExcluir