O jeito alemão de lavar a louça

No ano passado durante um happy hour do Instituto Goethe, um estudante alemão ofereceu 20 euros para o nosso colega da Coréia do Sul mostrar como ele lava a louça. Fazia parte de um estudo, e eu descobri que lavar a louça é algo tão culturalmente peculiar como gastronomia.

Os alemães, por exemplo, enchem a pia de água e detergente, colocam toda a louça dentro, esfregam com a esponja e colocam para secar, sem exaguar, tudo cheio de espuma. Curiosamente a louça não fica com gosto de sabão. Lembro que a minha bisavó Carolina, que era descentende de alemães, fazia assim também.

Eu sempre achei e continuo achando esquisito.

2 comentários:

  1. hehehe...
    conseguiste me deixar curioso.
    e como tal, ... vou fazer o teste.
    ... mas assino em baixo, que é esquisito, lá isto é ...
    hahaha...
    um abraço no coração
    malukow
    vopn3D

    ResponderExcluir
  2. Isso me dá nojo, pois tenho certeza que não fica só sabão grudado na louça, não. Aliás, parei de tomar refrigerante em festa de rua porque ao ver lavarem os copos, fiquei imaginando a água cheia de microbinhos de saliva alheia boiando. Ui. E já fiz o teste aqui em casa. Este sistema é pra economizar água, mas não funciona. Fiz também o teste de tomar banho com ducha, pois a minha fica dentro da banheira, e não se gastam os 40 litros de água em um banho de 5 minutos não. Essa é a desculpa que eles dão pra não tomar banho todo dia. Furada.
    Bjs

    ResponderExcluir