Dicas para o TestDaF

A pedido da Ana, seguem aqui algumas dicas para quem pretende/precisa fazer o TestDaF, o exame de proficiência em alemão.

Eu fiz a prova em setembro de 2009 e consegui TDN 4, 3, 4, 4. O 3 foi em Hörvestehen. Na época eu tinha recém terminado o nível B2.2 no Instituto Goethe - estudava alemão havia um ano e meio.

Para mim o resultado foi suficiente, porque o mestrado para o qual eu me inscrevi, por ser voltado para o público internacional, pedia nível 3 nas quatro partes da prova: Leseverstehen, Hörverstehen, Schriftlicher Ausdruck e Mündlicher Ausdruck.

É bom destacar que programas alemães normais de pós-graduação exigem nível 4 em todas as partes.

Me preparei com o livro "Mit Erfolg Zum TestDaf":

O livro traz 3 simulados da prova, mais áudios e sugestões de respostas. Fiz todas as lições em uma imersão durante 14 dias. Pra mim funcionou, mas exige disciplina. Tem gente que prefere fazer um curso específico. Curso é sempre bom, mas é bem mais caro e o professor também vai dar simulados.

Não achei esse livro pra vender no Brasil. Como alternativa achei o "Fit für den TestDaF", que usa o mesmo método:







A maior dificuldade do TestDaF, na minha opinião, é o tempo. A gente tem que responder tudo muito rápido. Foi o que me prejudicou na prova de Hörverstehen, eu sabia a respostas, mas simplesmente não tive tempo de pensar para escrevê-las. Por isso, fazer simulados para treinar respostas e pegar o ritmo da prova é super importante.

Sucesso!

5 comentários:

  1. Obrigada !! Adorei as dicas; tô fazendo o preparatorio na VhS com este livro Fit für den TestdaF.. O meu maior medo é na expressao oral, fico nervosa com o tempo curto p/ planejar oq falar.. Aiai ! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Então, Ana, eu achei que a prova oral ia ser mais difícil, mas as questões seguem mais ou menos um padrão, é possível "decorar" certos inícios de frases para adaptar ao contexto na hora.

    ResponderExcluir
  3. Sei que faz tempo que você escreveu esse post, mas queria saber como você treinou o mündlicher ausdruck!
    Eu também estou estudando sozinha para o TestDaF do dia 10 de Fevereiro (já já). E estou tendo dificuldades em treinar a fala, além de não tem quem corrija minhas redações.
    Como você lidou com isso?
    Parabéns pelo blog, já estou te seguindo!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nicole!

    Então, realmente é difícil, porque não tem alguém pra te dizer se está certo ou errado. O que eu fiz foi ouvir as respostas sugeridas no CD e escrever um padrão para mim.

    Se você perceber, as questões sempre vêm na mesma ordem e têm mais ou menos a mesma estrutura em todas as edições da prova, então você pode preparar algumas frases-cheve.

    Em um deles, por exemplo, você sabe que vão te pedir para contrapor argumentos, então você pode já deixar na ponta da língua um "Mag ja sein, dass... aber", etc.

    É importante também que você pratique mesmo sozinha para destravar a língua. E faça isso com um heavy metal ao fundo, porque na hora da prova vai estar todo mundo falando ao mesmo tempo na sala - o que perturba bastante - e você não pode perder a concentração.

    Sobre as redações, serão textos curtos, então sua preocupação maior é a ortografia. O que eu fazia era escrever nos rascunhos do Gmail, que tem corretor ortográfico em alemão.

    Espero que ajude! Qualquer dúvida, escreva outra vez.

    Fico contente que você gostou do blog! :)

    ResponderExcluir
  5. Olá Francis! Muito obrigada pela resposta! Com certeza adorei o blog, tenho lido sempre :)
    Tô me preparando para voltar pra Alemanha (passei um ano aí como AuPair entre 2009 e 2010). Agora quero ir pra ficar na Uni.
    Suas dicas foram muito importantes pro meu estudo pro TestDaF. Logo logo é o dia da prova!
    Boa sorte por aí!

    ResponderExcluir