Árvore de presente para a namorada

A tradição da Maibaum (árvore de maio) é celebrada todos os anos, na virada do dia 30 de abril para 1º de maio, desde a Idade Média. Uma 'alemanice' típica da região do Reno.

Funciona assim: na noite de 30 de maio as moças solteiras saem para dançar, na tradicional Tanz in den Mai (dança maio adentro) e os rapazes vão para o meio da floresta, onde procuram uma árvore - ou galho grande - para presentear sua amada.

Na manhã de 1º de maio, as moças acordam com uma árvore de pelo menos três metros amarrada à parede ou a um poste em frente à sua casa, toda enfeitada com fitas coloridas e com o nome delas escrito. O admirador, entretanto, permanece secreto, e só a fofoca ao longo do dia é que vai dar pistas de quem amarrou Maibaum na casa de quem.

A tradição tem sido responsável por muitos e muitos casamentos há séculos. Na Idade Média, vivendo em pequenos povoados cristãos, namorar não era lá muito fácil, e as festas de maio muitas vezes eram a única forma de achar um pretendente.

Até hoje a história da Maibaum é um frisson entre as meninas. Principalmente em cidades pequenas, mas também já vi muita Maibaum em Colônia e Bonn no ano passado. Até minha colega Anna, que namora há três anos, espera ganhar uma, mesmo que o admirador não seja mais secreto.

Eu não vou ganhar Maibaum porque o meu namorado é francês. Em vez de árvore, ganho crepe, cidra e queijo de cheiro duvidoso. Hehe.

2 comentários:

  1. heheheheh . Legal . Preciso ensinar meu marido sobre este tradicao . Quem sabe ele e teu namorado nao se juntam pra buscar arvores pra nós no ano que vem, ne ? hehehe . A esperança é a ultima que morre hehehehehehe

    ResponderExcluir
  2. Boa ideia! Mas sabe que o ano que vem é bissexto, então é a vez das mulheres oferecerem uma Maibaum para seus amores. Bora?? :-)

    ResponderExcluir