Alemanha para inglês ver

De uns tempos para cá tenho observado alguns comportamentos interessantes na sociedade alemã. E como o Denke ich... não tem a menor intenção de ser chapa-branca, escrevo. Uma das coisas que me surpreendeu é ver o quanto os alemães se preocupam com as aparências.

O escândalo envolvendo o ex-ministro da Defesa Karl-Theodor zu Guttenberg, que se descobriu ter plagiado sua tese de doutorado, é um ótimo exemplo disso. A deputada do Parlamento Europeu Silvana Koch-Mehrin também teve seu título de doutora cassado recentemente por plágio. Para muitas pessoas neste país, ostentar um título de doutor é mais importante do que fazer a pesquisa. Aliás, na Alemanha, o título de doutor é incorporado ao nome próprio.

Eu lembro uma vez no final do ano passado quando fomos a uma conferência perto de Munique e um dos palestrantes era um brasileiro que morava nos Estados Unidos e trabalhava no Banco Mundial. Quando ele chegou, a moça na recepção chamou-o de "Doutor Fulano" e ele ficou todo sem jeito, dizendo "não precisa me chamar de doutor, imagina". Aí eu perguntei se ele tinha feito doutorado e ele respondeu que sim. Eu expliquei a ele que os alemães não sabem lidar muito bem com humildade, e que se ele pedisse pra não ser chamado de doutor, provavelmente iriam pensar que ele não tem doutorado – e reduzir o grau de deferência.

Na minha interpretação, essas diferenças de comportamento estão profundamente ligadas a fatores socioeconômicos dos dois países. No Brasil, onde apenas 10% da população têm curso superior, os doutores não costumam sair por aí se gabando do seu título, para não parecerem esnobes e constrangerem as pessoas com menor grau de escolaridade.

Na Alemanha, 43% da população têm nível superior. E as que não têm, em tese, poderiam ter, se quisessem. Então em um país onde todo mundo está mais ou menos em pé de igualdade, o resultado são mais cotoveladas por um lugar ao sol. E quem não consegue ser, tenta pelo menos parecer.

Um comentário:

  1. sim, Francis. Vc esta completa de razao. Um amigo meu é doutor e adivinha: no nome que aparece na campanhia da casa dele tb está escrito Dr Fulano. hehehehehe. Achei o ó ... A Lara esta agora terminando o doutorado e ontem ainda perguntei pra ela se ela vai colocar o DR no nome dela, na campanhia. hehehehehehehehe

    ResponderExcluir