Índice de desenvolvimento sanitário

Estive na Suíça uma vez para passar o reveillon. O que mais me impressionou não foi nenhuma chiquice do país, que é um dos mais desenvolvidos do mundo (em grande parte graças a remessas escusas de dinheiro de países subdesenvolvidos – mas isso é assunto para outro post). O que mais me impressionou foi o número de banheiros públicos, e limpos, disponíveis nas estações turísticas. Não importa onde você esteja, sempre vai encontrar um banheiro num raio de, no máximo, 100 metros.

Aí comparei com o Brasil, onde geralmente os banheiros são raros, sujos e sem papel ou sabonete. E pensei que um banheiro não é assim uma coisa tão cara que só se possa ter na Suíça, afinal. Acho que é muito mais uma forma de estabelecer um padrão mínimo aceitável de bem-estar. E evitar constrangimentos pela falta de um toilete na hora do aperto é apenas um desses "luxos".

2 comentários:

  1. É muito descaso no nosso país!
    =*
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Eu morei em Hamburg e de um modo em geral os banheiros tambem eram um exemplo de limpeza.
    Vim passear numa cidade turística do Tirol (Lechs) na Austria e fiquei chocada com a sujeira, falta de papel e sabonete do Banheiro público e olha que haviam muitos turistas na cidade.
    Outra decepcao foi em Lisboa Portugal, nao somente banheiro público como muitos banheiros de restaurantes também deixavam a desejar no quesito Higiene.
    Mas você tem toda a razao a Suíca é um verdadeiro exemplo, concordo e assino em baixo.

    ResponderExcluir