O país do bate-boca

Alemão adora uma discussão. Eles não conseguem evitar, faz parte da natureza deles. Momento feliz é aquele em que você consegue dar nos dedos do outro.

Exemplo: A Francis vai ao supermercado para comprar um limpador de carpetes, mas na hora de pedir informação à funcionária, dá um branco e ela não lembra mais como se fala carpete em alemão, aí diz:

– Com licença, vocês têm Karpettreiniger?
– O quê?
– Er... Karpettreiniger...
– A senhora quer dizer Parkettreiniger (limpador de parquet)?
Eu, rápido demais:
– Isso!
Depois que ela me mostrou o limpador de parquet, eu lembrei como chamava o que eu queria.
– Desculpe, na verdade o que eu estou procurando é Teppichreiniger.
– Você disse Parkettreiniger.
– Eu sei, eu me enganei.
– Não é a mesma coisa. – momento "dar nos dedos". Trata-se de um comentário irrelevante e inútil que só serve para estressar o interlocutor.

Resposta de brasileira: 
– Me desculpe, eu me confundi. A senhora pode me indicar o Teppichreiniger, por favor?

Resposta de alemão, sem se abalar:
– Vocês têm Teppichreiniger ou não?

Dependendo da disposição das partes, o bate-boca pode se estender por vários minutos. E não vale só para senhorinhas no supermercado. Marmanjos no bar conseguem discutir – sem xingar – por uma quantidade de tempo inimaginável para os padrões brasileiros, onde o povo esquentado já parte para o sopapo na segunda resposta atravessada.

Por isso, quando um alemão começar a bater-boca com você e você tiver razão, não "deixe pra lá" só para não se incomodar, porque ele vai achar ganhou a discussão. Dê nos dedos.

3 comentários:

  1. Eu me diverti com este post, Francis.
    Ótimo.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Acho que meu maior medo no momento, enquanto estou preparando minha mudança, é como enfrentar a grosseria do povo daí...
    Nada que um "jeitinho brasileiro" não resolva, eu acho... hehehe

    Adoro seu blog, tá na minha lista de favoritos!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Porque alemão NUNCA ta errado, ne? E ele ainda faz questão de jogar isso na sua cara!

    ResponderExcluir