App bacana para transporte na Europa

Esses tempos baixei o Öffi, um aplicativo Android genial pra quem utiliza transporte público na Europa. Ele tem acesso ao sistema de transporte de dezenas de cidades em vários países (tem até de Bonn...) e mostra sempre o próximo ônibus/metrô/tram pra qualquer lugar. Em alguns países, ele informa também a malha de transportes regionais e de longa distância.


Para baixar o aplicativo no seu smartphone Android, clique aqui.

O país do bate-boca

Alemão adora uma discussão. Eles não conseguem evitar, faz parte da natureza deles. Momento feliz é aquele em que você consegue dar nos dedos do outro.

Exemplo: A Francis vai ao supermercado para comprar um limpador de carpetes, mas na hora de pedir informação à funcionária, dá um branco e ela não lembra mais como se fala carpete em alemão, aí diz:

– Com licença, vocês têm Karpettreiniger?
– O quê?
– Er... Karpettreiniger...
– A senhora quer dizer Parkettreiniger (limpador de parquet)?
Eu, rápido demais:
– Isso!
Depois que ela me mostrou o limpador de parquet, eu lembrei como chamava o que eu queria.
– Desculpe, na verdade o que eu estou procurando é Teppichreiniger.
– Você disse Parkettreiniger.
– Eu sei, eu me enganei.
– Não é a mesma coisa. – momento "dar nos dedos". Trata-se de um comentário irrelevante e inútil que só serve para estressar o interlocutor.

Resposta de brasileira: 
– Me desculpe, eu me confundi. A senhora pode me indicar o Teppichreiniger, por favor?

Resposta de alemão, sem se abalar:
– Vocês têm Teppichreiniger ou não?

Dependendo da disposição das partes, o bate-boca pode se estender por vários minutos. E não vale só para senhorinhas no supermercado. Marmanjos no bar conseguem discutir – sem xingar – por uma quantidade de tempo inimaginável para os padrões brasileiros, onde o povo esquentado já parte para o sopapo na segunda resposta atravessada.

Por isso, quando um alemão começar a bater-boca com você e você tiver razão, não "deixe pra lá" só para não se incomodar, porque ele vai achar ganhou a discussão. Dê nos dedos.