Moto versus bicicleta

Depois de quase quatro anos morando num país, a capacidade de se surpreender e reconhecer diferenças entre duas culturas vai diminuindo, e às vezes é preciso ver através dos olhos dos outros pra enxergar as coisas.

Por exemplo, uma das coisas que genuinamente espantaram meu namorado na primeira vez que ele foi ao Brasil – junto com as cercas elétricas e o risco permenente e iminente de levar choque no chuveiro – foi o número de motoqueiros nas estradas, e como eles dirigem entre os carros, de shorts e camiseta.

Aqui na Alemanha – e na França, de onde ele vem – a moto é usada mais por esporte do que como meio de transporte. E os motoqueiros estão sempre de calças e jaquetas de couro ou outro material resistente, para proteger o corpo do motorista em caso de queda.

Aí fiquei pensando, na Alemanha moto é esporte, e bicicleta é meio de transporte. No Brasil é justamente o contrário. 


4 comentários:

  1. Hahahaha, agora voce disse uma coisa interessante! Boa semana, tchau tchau

    ResponderExcluir
  2. Fato pra se pensar... Como eu moro numa cidade pequena do lado de colônia, aqui o meio de transporte entre os jovens é a scooter, tem bastante dessa moto por aqui, mas não chega nem aos pés da quantidade de bicicletas!
    Eu te vi na manifestação em Köln, mas você estava ocupada fotografando, acabei decidindo não te atrapalhar! hahaahah
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Aqui em frankfurt tem bastante moto meu marido mesmo tinha uma até um tempo atrás ele usava pra ir pro trabalho

    ResponderExcluir
  4. Para uma orientação a esse respeito veja o blog LIMIANO41
    Ich kusse dich

    ResponderExcluir