O sossego de domingo

Acabo de descobrir que é proibido cortar grama no domingo. Mal eu liguei o cortador, a vizinha veio correndo dizer para eu por favor não fazer aquilo, senão a polícia ia acabar batendo ali em casa.

Aí descobri que o barulho no domingo é proibido por lei, de acordo com o tal Sonntagsruhe (o sossego de domingo), que também regula o trabalho aos domingos - em geral proibido.

Pela lei, além de não poder cortar a grama, aos domingos eu também não posso realizar nenhuma atividade barulhenta, como botar pregos na parede, despejar vidros no contêiner de vidros, etc. A Baviera é o estado onde a lei é mais rígida, por ser também o estado mais católico do país.

Aliás, cortar grama é uma atividade estritamente controlada. Só pode de segunda a sábado, das 9h às 13h e das 15h às 17h.

Ligar a furadeira às 7h30 da manhã pode.
Ah, Deutschland. ¬¬

7 comentários:

  1. Uauuuuuu, bahhh bem que podia pegar por aqui, eu avisaria aos vizinhos...kkk, muito bom! E viva o sossego alheio! Bom domingo silencioso!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é! Lavar o carro em casa também! É poluicao pra cidade! Até entendo, mas isso enlouquece os nossos costumes brasileiros né! Nao tem Shopping no domingo, nem cortar grama, nem lavar carro. E depois é a gente que trabalha pouco! Hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Ola Francis,

    Trocar os pneus aqui no Allgau aos domingos, tmb poderá ser visto com "maus olhos", ai ai ai...Gosto das regras Alemãs, mas como essa citada, nem tanto...

    Grusse aus Allgau,
    Marianna

    ResponderExcluir
  4. Pois é, eu também achei estranho a primeira vez que ouvi falar da Sonntagsruhe. E, mesmo depois de 12 anos de Bundesrepublicanismo, minha esposa ainda me pega com a furadeira na mão na "hora da ciesta". Ué, não são os sulistas que dormem depois do almoço?

    Mas, falando sério, comecei a entender melhor o porquê da lei quando larguei a vida de estudante e virei um cidadão respeitado, pai de família, pequeno burguês... Aí numa das poucas ocasioes em que o verão coincide com o fim-de-semana você quer curtir o seu jardim e os vizinhos estão à toda com cortador de grama movido a diesel, triturador de galhos etc.

    Precisa de lei para regular isso? Talvez baste o bom senso, mas por via das dúvidas...

    Aproveitando o gancho do post passado (moto vs. bicicleta) sobre as diferencas culturais. Você já percebeu como o nível de ruído no Brasil é maior?

    Abs.
    Juliano

    ResponderExcluir
  5. interessante...assisto seus programs e estou aprendendo a falar alemão também para um dai quem sabe poder visitaro país...Seu trabalho é muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Nossa... preciso comentar...rs
    Moro em Zurique e não me conformei em escutar a furadeira do vizinho às 7h da manhã. Acho um absurdo! Na minha opinião é muita falta de senso, mas é como eles funcionam por aqui também.
    E também acho bizarro não poder reciclar aos domingos. Não acho que por aqui eles facilitem o processo de reciclagem e além disso não permitir reciclagem aos domingos... Acho demais! É tão estranho isso pra mim que chega a ser engraçado.
    Mas vamos lá! ;)

    ResponderExcluir